sábado, 21 de maio de 2011

Vídeo Educativo

  Estou lendo um livro muito interessante, "Vídeo Educativo - Uma Pedagogia Audiovisual" - do autor Julio Wohlgemuth, com uma linguagem simples o autor cria uma discussão sobre a evolução da comunicação humana e o sobre audiovisual nessa comunicação. Para qualquer roteirista é um livro bem recheado de informação, mas para aqueles que desejam escrever vídeos educativos se faz essencial.


  Segundo Wohlgemuth, "a história da comunicação humana é cumulativa: cada nova linguagem, cada novo meio de comunicação criado pelo ser humano no decurso dos tempos foi se somando aos outros, aumentando assim a capacidade humana de comunicação." Novos aparelhos de comunicação nos levam a comunicar cada vez mais, somos estimulados a viver em contato por maior tempo possível.

   Destaca-se também que: "A pedagogia audiovisual é uma metodologia de informação, educação e capacitação popular estruturada a partir das características da linguagem audiovisual e criada para o desenvolvimento sustentável no campo e na cidade."  A razão pela qual a pedagogia audiovisual prioriza o vídeo como instrumento de produção, conservação e reprodução de mensagens admite vários enfoques.  Mas o que se diria no popular é que ”uma imagem vale mais que mil palavras.”. As imagens do vídeo são imagens da realidade, mas não a própria realidade. O que vale dizer que devemos simular uma realidade mais divertida, mais educativa que a própria realidade em nossos vídeos, com o objetivo de entreter e educar.

  A visão e a audição são os sentidos fundamentais da comunicação, assim como o gesto e a palavra constituem suas formas principais. A harmonia é grande entre esses dois sentidos, permitindo que os seres humanos percebam seu entorno na dimensão real de espaço e tempo.  A mais antiga linguagem do homem é, portanto audiovisual. Como a percepção do ser humano sobre o mundo exterior é proveniente, em grande parte, da visão e da audição, as mensagens audiovisuais possuem uma enorme capacidade de transmissão de conteúdos, podendo ser utilizadas mesmo em sociedades de alto padrão cultural.


 Um boa maneira de se passar e trocar conhecimento é através dos vídeos educativos, se bem escritos e bem produzidos podem atingir um número grande de pessoas com diferentes padrões culturais. Aprender por um meio audiovisual pode ser muito agradável e bem mais acessível para a maioria das pessoas.


Ainda não terminei o livro mas já indico. Nunca escrevi um roteiro educativo e não tenho ideia se um dia escreverei, mas pensar na pedagogia do audiovisual e entender bem como funciona a linguagem é de grande valia pra qualquer roteirista ou diretor. 

4 comentários:

  1. Saludos Julio Querido. Y felicitaciones. Abrazos Totales, Lucho.

    ResponderExcluir
  2. O segredo está na dedicação e competência da expressão do artista. Assim é você!! Parabéns!! Janaina Monteiro e gisiele garbinati.

    ResponderExcluir